Força Jovem Pelotas

 

O  começo

A Força Jovem do Pelotas foi fundada no dia 19 de maio de 1993, uma quarta-feira na qual o Lobão venceu o SER Caxias por 1x0 em partida válida pela segunda fase do campeonato gaúcho. Mesmo nascendo algumas semanas antes, essa data marca o início oficial da Força Jovem pois foi neste dia que houve a estréia das primeiras camisetas e também da primeira faixa. Na época da fundação a Força Jovem possuía seis integrantes que tinham como ideal uma torcida que representasse com absoluta fidelidade a nova geração de fanáticos torcedores do Glorioso Esporte Clube Pelotas.

As  primeiras  camisetas

A primeira camiseta da Força Jovem teve um início curioso. A idéia inicial sempre foi ter a torcida com camisetas azuis, mas na época da fundação em 1993, a única fábrica da cidade que trabalhava com material esportivo só possuia tecido na cor amarelo e a saída foi estrear a torcida com camisetas amarelas. Estas camisetas duraram apenas alguns meses quando definitivamente se fizeram as azuis que sofreram algumas poucas mudanças mas que identificam a Força Jovem até os dias de hoje.

A  primeira  faixa

A primeira faixa da Força Jovem foi conseguida quando na época da fundação, em maio de 1993, a torcida não tinha condições financeiras para comprar uma faixa nova. A soluçao foi encontrada quando o sócio-fundador Chatelo resolveu "pegar" uma lona de caminhão amarela de seu pai. Os próprios integrantes da torcida a pintaram e no dia fundação pela primeira vez a Boca do Lobo via representado em seu alambrado e arquibancadas o nascimento desta torcida que representa Um Verdadeiro Sentimento Azul e Ouro no coração dos torcedores do Esporte Clube Pelotas.

Origens

O nome FORÇA JOVEM foi escolhido por melhor expressar toda essa nova e crescente geração de fanáticos torcedores do Esporte Clube Pelotas.

Quando enfim conseguiu-se fazer as primeiras camisetas azuis ainda no ano de 1993, optou-se por escolher um estilo de letra que tivesse uma identificação própria com a torcida. Foi então escolhida o estilo de letra que usava a banda de hardcore inglesa Motörhead, e somente após algum tempo é que se começou usar estas letras de forma maiúsculas que permitiam uma melhor legibilidade.

O mascote que primeiro representou a FJP foi escolhido quando os primeiros integrantes da torcida achavam necessário uma imagem para associar a sua facção. Mesmo sendo lembrados outros mascotes, foi escolhido por unanimidade o mascote Eddie da banda de hardcore inglesa Iron Maiden.

Primeiramente usou-se o Eddie da capa do álbum "A Real Dead On (Iron Maiden 1993)" do mesmo ano de fundação da torcida. Após alguns anos é que foi adotado definitivamente o Eddie da capa do álbum "Killers (Iron Maiden 1981)" por representar melhor a idéia de defender o Esporte Clube Pelotas.

Outro símbolo que representa a FJP é sua Caveira, que tem origem em uma frase muito usada pela torcida que é: "Com o Pelotas até a Morte". Foi usada pela primeira vez no ano de 1998.

Movimento  FJP

Desde seus primeiros momentos até os dias atuais uma da características que sempre acompanhou a Força Jovem foi a grande identificação com as camadas mais humildes da Cidade de Pelotas sendo sempre a grande maioria de seus integrantes moradores de bairros, vilas e zonas periféricas. Isto contribuiu em muito para a Força Jovem ser uma torcida de caráter popular, voltada para o popular e com a intenção de a cada dia abrir mais as portas da Boca do Lobo para a sua verdadeira torcida e sepultar de vez com velhas mentalidades e preconceitos. A Força Jovem cresceu e se tornou respeitada porque representa a Mudança, representa a Esperança de toda uma nova geração que realmente vive este Verdadeiro Sentimento de Amor ao Esporte Clube Pelotas.

E é esse Sentimento que nos sustenta, nos move, e nos fortalece, pois ao contrário da grande maioria das torcidas organizadas, a Força Jovem muito raramente contou com o apoio das direções que passaram pelo Esporte Clube Pelotas, sendo sempre suas ações e feitos realizados com muita raça por pessoas que sempre acreditaram no Pelotas, acima de qualquer interesse pessoal ou financeiro, e querem levá-lo sempre à vitória. E mesmo que a cada ano pessoas que não compreendem esse sentimento criem novas barreiras e dificuldades, jamais conseguirão impedir este movimento, pois este movimento representa um verdadeiro sentimento Azul e Ouro.

Questionário

O QUE VOCÊ ACHA DA FORÇA JOVEM PELOTAS?

BOA (10) 53%

MEDIA (0) 0%

PESSIMA (9) 47%

Total de votos: 19

Tópico: Força Jovem Pelotas

Data
De
Assunto

FJPMANDA

FJP MANDA POO



TJG E FJP,UNIÃO SINISTRA <3

Data
De
Assunto

novo site da tev

http://esquadraovilanovense.no.comunidades.net/

Data
De
Assunto

E NOIS

E NOIS TJG MAIS FJP

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados Fernando e sua Equipe.